Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Aprenda como economizar energia no inverno!

Dicas para economizar na conta de energia durante os dias frios

Em dias frios, o chuveiro elétrico costuma trabalhar com mais intensidade e por mais tempo, já que o nível “quente” é utilizado com frequência. Sendo o chuveiro o item em uma residência que mais consome energia, não por acaso, no final do mês, a conta de luz também aumenta. 

Mas afinal, como economizar energia no inverno e garantir uma rotina quentinha do acordar até a hora de dormir? Para te ajudar, listamos neste texto sugestões que vão fazer você poupar energia de forma eficiente e, consequentemente, dinheiro. Para conferi-las, siga com a leitura!

Promova um aquecimento eficiente

Para começar a economizar energia elétrica, vale promover um aquecimento eficiente na sua residência. Isso é possível de diferentes formas. 

Você pode, por exemplo, otimizar o sistema de aquecimento fazendo uso de termostatos programáveis. Além de serem econômicos, são convenientes, pois permitem que o ajuste da temperatura seja feito de forma programada conforme diferentes situações do cotidiano, como casa vazia ou cheia, moradores dormindo ou acordados, etc.

Outro meio é manter portas e janelas fechadas para isolar corretamente as áreas aquecidas e aproveitar o poder da luz solar durante o dia.

como economizar energia no inverno
Aproveite a luz solar durante o dia para aquecer os ambientes e o corpo.


Melhore o isolamento térmico do ambiente

Por falar em ambientes, busque formas de melhorar o isolamento deles. Para isso, invista em cortinas ou persianas térmicas que vão ajudar a evitar a entrada de ar frio. Coloque também vedantes nas portas e janelas para evitar vazamentos de ar. Em paredes e sótãos, use isolantes.

Use eletrodomésticos e eletrônicos conscientemente

Já parou para pensar quanto tempo leva seu banho no inverno e como isso afeta os dígitos da conta de energia no final do mês? Se você mora com outras pessoas, o prejuízo é, possivelmente, ainda maior.

Portanto, utilizar os aparelhos de forma consciente, seja por meio de um banho curto, mas também lembrando de desligar os eletrônicos, como carregadores, computadores, notebooks, televisores, etc, e tirá-los da tomada quando não estão em uso, assim como evitar o modo stand-by, são uma saída nesse processo.

Para ajudar, você pode fazer o uso de extensões com interruptores para desligar vários dispositivos de uma vez só.

O mesmo vale para os eletrodomésticos, como fogão, micro-ondas, entre outros. Evite o uso desnecessário ou mantenha-os em funcionamento por menos tempo. Na hora de comprar, opte também por aparelhos com classificação energética A ou superior.

Invista em uma iluminação adequada

Existem diversos tipos de lâmpadas, sendo que as mais comuns em uma residência são as incandescentes e fluorescentes.

Enquanto as incandescentes têm eficiência luminosa baixa (15 lm/W) e possuem menor tempo de vida útil, apresentam uma luz amarelada que emite calor, mas que acaba consumindo mais energia. Ao passo que as fluorescentes têm alta eficiência (de 50 a 80 lm/W), duram mais de 10 mil horas, possuem baixo consumo de energia e emitem luzes nas cores branca ou azulada.

No entanto, são as lâmpadas de LED que apresentam maior eficiência e mais economia no consumo de energia quando comparadas com esses outros dois modelos comuns nas residências brasileiras. Além disso, lembre-se, novamente, de apagar as luzes em ambientes vazios e aproveitar a iluminação natural durante o dia.

como economizar energia no inverno
Invista em lâmpadas de LED.


Aproveite a energia solar

Uma alternativa econômica é instalar painéis solares para a geração de energia limpa e renovável — o que significa que ela é inesgotável, pois deriva diretamente do sol. Além de ajudar a reduzir o valor da conta de luz, você vai contribuir para a preservação do meio ambiente, já que esse modelo não emite gases de efeito estufa.

Após o investimento inicial — que pode parecer caro a curto prazo, mas é recompensador ao longo — , os custos operacionais são geralmente baixos. Ao passo que a manutenção regular é fundamental para garantir o desempenho ideal.

Sem falar que os painéis solares costumam ter longa vida útil, geralmente de 25 a 30 anos ou até mais, dependendo da qualidade e tecnologia aplicada.

Use roupas apropriadas à estação

Se dentro de casa você não veste roupas apropriadas à estação, consequentemente sua vontade por um banho quente demorado ou até mesmo em utilizar o aquecedor será mais frequente.

Portanto, para reduzir a necessidade de aquecimento artificial e, com isso, economizar energia, agasalhe-se! Tire os moletons do guarda-roupa e vista blusas e calças quentinhas. E não se esqueça das extremidades, que podem ser protegidas por meio de luvas e meias.

como economizar energia no inverno
Utilize roupas adequadas ao inverno e aos dias frios, como calças, meias e luvas.


Realize uma manutenção adequada

Antes mesmo do inverno chegar, realize a manutenção regular dos equipamentos, como aquecedores e radiadores. A partir disso, você não só garante que eles funcionem de maneira eficiente, mas evita também que consumam mais energia do que o necessário.

Eduque-se e promova a conscientização

Por fim, tenha sempre em mente a importância de adotar práticas de economia de energia e criar um estilo de vida mais sustentável e compartilhe-as com as pessoas que moram com você.

Por meio de pequenas atitudes, como as dicas de economia de energia que listaremos a seguir, você estará economizando e colaborando com o planeta não só durante o inverno, mas em todas as estações!

  • Desligue luzes e aparelhos eletrônicos quando não estiver usando
  • Utilize lâmpadas de LED
  • Aproveite a luz natural
  • Utilize eletrodomésticos eficientes
  • Regule a temperatura do aquecimento e resfriamento
  • Desligue a energia em aparelhos em stand-by
  • Use a máquina de lavar e lava-louças de forma eficiente
  • Aproveite a ventilação natural
  • Descongele alimentos na geladeira

Gostou deste texto? Aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais ou com aquela pessoa que também precisa de dicas de como economizar energia no inverno e ficar livre da conta de energia alta!